Em Olinda visitamos as carrocerias Paraguaçu, onde realizamos alguns registros e conversamos com alguns funcionários do estabelecimento. O negócio existe há mais de 30 anos em Olinda, sua especialidade é a reforma de carrocerias.
Os mais diversos tipos de caminhões com acabamentos diferenciados na pintura da Carroceria – tanto em estêncil como em filete – chegam à empresa para conserto e manutenção. Desta forma Ronald – pintor da empresa – relata que em alguns casos usa a técnica de decalcar o desenho original da Carroceria e em seguida produzir um módulo vazado em cartolina para retocar a pintura. Portanto a grande maioria dos moldes encontrados no local – cinco modelos diferentes – são reproduções de outros desenhos existentes. Cada desenho é desmembrado em duas ou três matrizes para a impressão de cores diferentes. Com a aplicação da tinta sobre o molde, com o passar do tempo, a cartolina fica impermeável com um acabamento plastificado. A tinta é aplicada por meio de uma pistola.
Cada desenho é desmembrado em duas ou três matrizes para a impressão de cores diferentes.
Investigando sobre a tradição da ornamentação dos caminhões, o pintor comenta que a pintura das carrocerias por meio de técnicas livres, manuais, tem caído em desuso aos poucos com o surgimento dos ‘módulos vazados’, segundo ele preferidos pelos clientes. Antigamente era contratado um pintor para fazer de forma manual a pintura de toda carroceria. Os instrumentos utilizados nesta tarefa eram o pincel, a carretilha e até mesmo os dedos, que serviam para carimbar círculos na produção dos desenhos.
In Olinda, we visited Carrocerias Paraguaçu, where we registered a number of examples, and took the opportunity of talking to some of the employees. The company has existed in Olinda for over 30 years, and its speciality is the refurbishment of truck bodies.
Many different types of trucks with many different types of bodywork painting – both stencil and filete – are brought here for repair and maintenance. Thus, Ronald – one of the company’s painters – explains that in some cases he traces the original designs of the artwork and then produces a cardboard stencil in order to repaint the truck. Hence, the vast majority of stencils found on this site – five different models – are reproductions of other designs. Each design is broken up into two or three separate stencils for the use of different colours. Over time, as the paint is applied to the stencil, the cardboard becomes impermeable with a plasticised finish. Paint is applied with a spray gun.
Each design is broken up into two or three separate stencils for the use of different colours.
During our investigations into the tradition of truck art, the painter reported that free-hand techniques for painting the bodywork of trucks have gradually become less common, with the advent of ‘cut-out stencils’, which he states that customers prefer. In the past, painters were hired to paint the entire body by hand. Instruments used for this task were a brush, a tracing wheel and even fingers, which served to produce circles when producing the designs.