Jaboatão dos Guararapes

Na cidade de Jaboatão dos Guararapes visitamos as Carrocerias Progresso.

Na cidade de Jaboatão fomos até a empresa Carrocerias Progresso, onde conhecemos um pouco da história da empresa, há 65 anos no mercado, e originalmente fundada na cidade de Gravatá. O funcionário entrevistado – Seu Fred – nos conta que os primeiros caminhões produzidos só possuíam pintura lisa, e que somente por volta da década de 1960 é que começaram a ser feitas as primeiras ornamentações nas carrocerias dos caminhões. As primeiras pinturas eram elaboradas a mão livre por meio de um instrumento denominado ‘carretilha’ (ou filetador) que consiste numa espécie de pincel com uma moeda em sua ponta.

Os primeiros caminhões produzidos na empresa só possuíam pintura lisa, somente por volta da década de 1960 é que começaram a ser feitas as primeiras ornamentações nas carrocerias dos caminhões.

Atualmente este sistema foi abandonado e a Progresso passou a utilizar ‘fôrmas’ – placas vazadas de alumínio como um estêncil – como padrão para a pintura de todas as carrocerias. A empresa conta apenas com um único modelo de desenho para estampar os painéis, composto pela combinação de 03 matrizes de cores diferentes. As matrizes ainda possuem variações de 02 tamanhos que são aplicadas de acordo com o porte do caminhão. O desenho, porém, é o mesmo e Fred nos conta que foi ‘copiado’ dos desenhos da empresa de Carrocerias Lages de Santa Catarina. Em alguns casos é aplicada apenas uma das matrizes monocromáticas para ornamentar as carrocerias de forma mais simples.

Em visita ao galpão tivemos a oportunidade de conversar também com Elionaldo, pintor de carrocerias. O processo inicia-se com a pintura de toda a carroceria com pistola, incluindo as taliscas – ‘ou cearenses’ – de dentro e de fora, e a caixa de roda – madeira sobre a roda como um paralama. Os frisos em baixo relevo das taliscas são coloridos com um pincel chato. Os painéis laterais e o logotipo da empresa são pintados com a fôrma e a pistola. As lameiras de madeira são demarcadas com fita e pintadas no pincel.

Uma informação importante descoberta foi que a Carroceria Progresso – e provavelmente as outras empresas do ramo – pintam apenas a pintura lisa de todo veículo e os ornamentos dos painéis laterais e lameiras de madeira. Outros elementos gráficos que compõem as carrocerias como o número da placa do caminhão, frases grafadas nas carrocerias e frases e ilustrações presentes em lameiras emborrachadas são desenvolvidas por pintores letristas, geralmente encontrados em postos de combustível nas BRs.

 

In the city of Jaboatão dos Guararapes we visited Carrocerias Progresso.

In the city of Jaboatão, we visited the company Carrocerias Progress, where we discovered some of the company’s history. It has been working in this particular field for 65 years, and was originally founded in the town of Gravatá. The employee we interviewed – Seu Fred – informed us that originally, trucks were just painted one flat colour, and it was only during the 1960s that the first decorations began to appear. The first paintings were drawn freehand by using an instrument called a ‘tracing wheel’, which is a kind of ‘brush’ but with a small disc at its tip.

Originally, trucks were just painted one flat colour, and it was only during the 1960s that the first decorations began to appear.

Currently, this system has been abandoned and Progresso has started using ‘molds’ – cast aluminum plates much like a stencil – as the pattern for painting all truck bodies. The company only has one design model for painting the panels, composed of 3 matrices of different colours. The models come in 2 sizes, and are applied according to the size of the truck. The design, however, is the same and Fred informed us that it was ‘copied’ from designs by a company in the state of Santa Catarina, called Carrocerias Lages. In some cases, a monochromatic matrix is used to decorate the body in a simpler manner.

While visiting the workshop, we also had the opportunity of talking to Elionaldo, one of the body painters. The process begins by painting the entire body with a spray gun, including the cleats – ‘sometimes called cearenses’ – inside and out, and the wheel box – the wooden mud flaps on the wheels. The bas-relief friezes of the cleats are colored with a flat brush. The side panels and the company logo are painted with the mold and spray gun. The wooden mud flaps are taped over and then painted with a brush.

One important finding was that Carroceria Progresso – and probably also other companies in the field – only take on the painting of the entire vehicle with one flat colour, and the artwork on the side panels and the wooden mud flaps. Any other graphic elements that make up the bodywork, such as the vehicle license plate, written phrases on the bodywork and phrases and illustrations on the rubber mud flaps are undertaken by signwriters, often encountered at filling stations along the main highways.